quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

A Floresta e a Imaginação




Nunca havia pensado que, enquanto geóloga, com uma formação tão específica, voltada para o estudo da terra, suas formações, estruturas, poderia trabalhar com meio ambiente.Uma Floresta, A Floresta exerce , no entanto, um fascínio, mexe em nosso imaginário e nos seduz.
Maria Rita Kelh,psicanalista, num artigo denominado "Reservas Ambientais, Reservas do Imaginário" nos fala necessidade da natureza em estado bruto para sobrevivermos. Escreve a psicanalista " As reservas naturais, mesmo para quem nunca saiu de um apartamento na avenida Paulista,são reservas do nosso imaginário. Mesmo quem nunca pisou na Antártida ou na Amazôniasabe que habita um planeta onde vivem araras e pinguins, onde existem grandes florestas e grandes geleiras, onde nem tudo tem a cara da nossa civilização.Precisamos das reservas naturais como reservas de mistério, de desconhecido,reservas para nosso fascínio e nosso medo. Reservas de escuridão. Já pensaram que a escuridão total, completa, de uma noite sem lua e sem estrelas, é quase uma desconhecida para a maioria de nós? Reservas de silêncio, como no deserto. Reservas de cheiros estranhos, que nos remetem a um mundo sem humanidade, o mundo das nossasorigens perdidas no tempo. Reservas de memória, da memória da espécie, impossível de se guardarem computador. Reservas para o inconsciente. Reservas de humildade, onde devemos ser lembrados da insignificância de nossa condição no universo. Reservas de instintos, de pulsões, de fúria, de desamparo. Nós não seríamos humanos se não existissem as grandes reservas naturais".
Assim eu percebo a história da Araucária, uma Floresta que tentamos esquecer mas mesmo tão pouca (menos de 0,5% no Estado do Paraná) ela faz parte do nosso imaginário, traz lembranças nem tão antigas para muitos, memórias de infância, de tempos felizes. Também reatualiza, a todo instante, nossa memória sobre episódios tristes da intervenção humana simplificativa que a coloca em colapso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Ana,

Meus parabéns pelo novo Blog,
Ficou lindo!!
Gostei muito das fotos e textos. Boa idéia colocar o texto da Maria Rita Kehl.
Um grande abraço,

Marcelo