terça-feira, 27 de março de 2007

A Leitura da Paisagem - Parte Um

Poucas são as formações florestais brasileiras que têm sua fisionomia tão bem caracterizada pela presença de uma espécie vegetal como a Floresta Ombrófila Mista (segundo o sistema de classificação do IBGE) ou Floresta de Araucária.
A Floresta com Araucária é reconhecida como um conjunto vegetacional com fisionomia característica, recebendo denominações diversas, tais como floresta de pinheiros, pinhais, pinheirais, zona dos pinhais, mata de Araucária e floresta aciculifoliada subtropical, entre outras.
É característica do sul do Brasil se constituindo num ecossistema único no planeta pela presença predominante do pinheiro-do-paraná ou pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia), uma das espécies mais antigas da flora brasileira.
A araucária chega a viver até 700 anos, alcançando diâmetro de dois metros e altura de até 50 metros apresentando árvores de tronco reto onde as copas dão um destaque especial à paisagem.
No sub-bosque da floresta ocorre uma complexa e grande variedade de espécies, como a canela sassafrás, a imbuia, e o xaxim, espécies ameaçadas de extinção, algumas das quais endêmicas.



Um comentário:

Anônimo disse...

Sou aluno do colégio da policia militar do estado de goiás, e estava precisando urgentemente de um texto onde resumisse coerentemente as características principais da vegetação da floresta de araucárias, muito obrigado, parabéns pelo seu trabalho...flwwwwwww