domingo, 11 de março de 2007

Restarão tão poucas árvores em sua floresta que um menino poderá contá-las...(Isaías:10-19)


Região de Guarapuava, 2005. Incêndio criminoso -Foto Hélio Sydol-IBAMA/PR




Informações sobre a extensão original da Floresta com Araucária ou Floresta Ombrófila Mista estimam em cerca de 182.295 Km2 nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo Mack (1968), o Paraná possuia a maior área - 73.780 km2 ou 37 % da área do Estado .








(Fonte:www.sosmatatlantica.org.br/)


Os limites de ocorrência da Floresta com Araucária no Estado do Paraná










A cobertura florestal existente no estado do Paraná, de acordo com os estudos realizados pelo Ministério do Meio Ambiente através do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira -PROBIO, finalizado em 2001, foi subdividida em três categorias: estágio inicial, médio e avançado, representando respectivamente, as florestas nativas de menor para maior biodiversidade.


Os estudos diagnosticam que as florestas em estágio inicial de sucessão (capoeirões e florestas que foram intensamente exploradas) totalizaram na Floresta com Araucária, 1.164.425 ha (14,04 % da área do bioma).


As florestas em estágio médio de conservação totalizaram 1.200.168 ha , cerca de 14,47 % da área do bioma. Estas florestas apresentam uma série de situações distintas, desde áreas abandonadas e não degradadas durante um período de mais de 40 anos, em franco processo de recuperação, ou, florestas bem desenvolvidas, onde houve uma degradação intensa, mas ainda guardando uma certa diversidade florística e de formas de vida.


Já as florestas em estágio avançado de sucessão representam apenas 0,8 % (66.109 ha), encontrando-se espalhadas em diversas regiões no estado. E são estes remanescentes, de extrema importância ambiental que estão sofrendo impactos por conta do desmatamento indiscriminado acarretando a perda de sua biodiversidade e mesmo total aniquilação. Os resultados do PROBIO, em 2001, alertavam que, no atual processo de intervenção, em menos de 10 anos não será possível mais identificá-los.

Na figura do mapa abaixo, podemos a visualizar, de certa forma, a situação descrita acima. Os tons de verde mais escuro se referem aos remanescentes de Floresta em estágio médio de sucessão e os tons mais amarelos , os de estágio inicial. As grandes áreas em vermelho são os reflorestamentos . Infelizmente, mesmo tendo em mãos o mapa original (escala 1:600.000) , as áreas em estágio avançado de sucessão são bastante dificeis de serem vistas .








Mapa dos Remanescentes da Floresta com Araucária no Estado do Paraná



Fonte das informações


A Floresta com Araucária no Paraná:conservação e diagnóstico dos remanescentes florestais. Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná;apoio:Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira -PROBIO:organizadores, Paulo Roberto Castella, Ricardo Miranda de Britez.Brasília:Ministério do Meio Ambiente,2004.







Nenhum comentário: